Um profeta a saltar-nos dentro da barriga. Por Tiago de Oliveira Cavaco.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O triunfo dos periféricos

Nunca como hoje a maior parte das pessoas na igreja esteve tão pouco familiarizada com as coisas básicas da Bíblia e com a teologia Cristã ; pede ao teu pastor que marque simultaneamente dois seminários sobre, diremos, os elementos do Credo dos Apóstolos e uma abordagem Cristã ao cinema ou ao sexo. Garanto-te que o segundo será muito mais assistido que o primeiro. O periférico triunfa sempre sobre o a verdade central, mesmo entre as fileiras dos consumidores ortodoxos das nossas igrejas.

A tradução imprecisa e livre é minha. Aqui está o artigo (de Carl Trueman) na íntegra e no original inglês. Cheguei lá via Denny Burk.

5 comentários:

  1. Bom artigo.

    Toda a pretensão de ortodoxia entre nós é ferida quando aquilo que satisfaz o crente, o que este busca para a sua felicidade e realização pessoal, e o onde encontra este o seu gozo mais prazeroso, não é diferente das do descrente.

    Trata-se também de um dos problemas que podem advir da contextualização exagerada, passada a uma extratextualização do Evangelho em favor de quem potencialmente o busca.

    Por vezes esquecemos que o propósito da evangelização não é o de 'ganhar almas', mas glorificar Deus na obediência.

    §

    SOLI DEO GLORIA

    ResponderEliminar
  2. Não estou tão certo dessa relação entre temas e quantidade de assistência. "Credo dos Apóstolos" parece ser uma coisa tão exótica e diferente do que é habitual que certamente estariam lá muitos cristãos. Já se eu quisesse convidar uma pessoa não cristã para vir à minha igreja, então escolheria o segundo tema. É uma questão de arranjar um denominador comum que seja compreendido para todas as partes participantes. Se esta intenção deturpou-se no tal desespero pela relevância, então ok, percebo a ideia.

    ResponderEliminar
  3. Continuo a crer que o único denominador comum é Cristo, e é para ele apenas endereçado todo o culto.

    A vitória do pregador não parece residir no triunfo da boa prédica ou no sucesso da afluência, mas pela fidelidade à Palavra pregada 'dentro e fora da época fértil', pois isto glorifica a Deus.

    É também proveitoso inculturarmo-nos e contextualizamo-nos como Paulo em Actos 17, ou como o Filho de Deus entre os homens, mas não esqueçamos os fins por ênfase nos meios.

    §

    SOLI DEO GLORIA

    ResponderEliminar
  4. Pois é assim eu iria aos dois seminários, só se algo de grave e se´rio me impedisse, mas senão marcava presença na primeira fila de ambos.
    Agora concordo, em absoluta, com o q o Tiago diz sobre o acessório e o principal.
    No entanto,não será por não termos dado a impostancia devida ao cinema e ao sexo, NA PESPECTIVA CRISTÃ BÍBLICA, que hojer estamos a enfrentar os problemaas que temos ?

    ResponderEliminar
  5. "abordagem Cristã ao cinema ou ao sexo"? Credo!

    ResponderEliminar