Um profeta a saltar-nos dentro da barriga. Por Tiago de Oliveira Cavaco.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Delicadezas

Yo, evangelical portuguese Obama-lovers! O Rick Warren ora na tomada de posse do Novo Presidente e Gene Robinson, Bispo da Igreja Episcopal, abertamente gay, orará no Sunday’s kickoff inaugural event no Lincoln Memorial.
Tempos houve em que os Presidentes Americanos não tentavam agradar a toda a gente. Sejam bem-vindos à Era Obama.

7 comentários:

  1. Eis o texto da oração:

    'Ó deus não-sectário, não-denominacional, não-discriminatório, universalista, ecuménico e despersonalizado - não sabemos quem és, nem o que queres, nem se existes, mas por favor vem, e abençoa esta confusão. Mercy, mercy! Lawd, bless dis mess!'

    §

    SOLI DEO GLORIA

    ResponderEliminar
  2. Olá, Tiago.

    Não me parece que tente agradar aos "Tiagos Cavacos" LOL. Trata-se dum silogismo cuja conclusão ("tentar agradar a toda a gente") é negada pela menor ("não agrada aos inúmeros resistentes da pureza sexista").

    Deixando o Obama de lado, para não ter de entrar em considerações sobre política e sociedade da representação, ponhamos a hipótese "Obama 2" ;) isto é, alguém que considerasse que a homossexualidade não seja um obstáculo na comunhão com Deus. E isto é que se pode ou não discutir e avaliar.

    Senão seria como alguém dizendo "Deus existe" e o ateu de serviço tentar negar a coisa com "isso agrada a muita gente e por tal o dizes" (coisa provável para Obama, mas não para Obama2: este di-lo, agrade a quem agrade, porque pensente que é verdade).

    E aqui voltaríamos à sociedade da representação e sua retórica doxológica que se patenteia dos cafés aos jornais, das conversas aos blogues ;) aí sim, com punch lines agradáveis e cómicas ou indignadas "porque sim". Isto não tem nada de problemático em si (é até um simulacro engraçado da arte poética, coisa em que o amigo Chesterton foi exímio), simplesmente não contempla as hipóteses contrárias nem os fundamentos da própria, o que requerem certas densidades problemáticas tais como as de saber se a homossexualidade vai ou não na contramão da natureza humana (não-decaída ;)

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Olá Vítor, um prazer saber-te por estes lados.
    A questão é Obama considerar que "que a homossexualidade não seja um obstáculo na comunhão com Deus" para continuar a poder agradar ao maior número de pessoas. Não subestimes o potencial de audiências de uma convicção. Os dias são duros e o share está sempre à mostra.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Ah sem dúvida, e daí o Obama 2. Estas coisas são graves demais para poderem ir em modas e bailinhos ;) o que não deve confundir-se com tentativas de consciência histórica. Eu não conheço os Estados Unidos suficientemente bem para saber se "a homossexualidade não ser um obstáculo na comunhão com Deus" agrada ou não ao maior número de pessoas, mas no entanto duvido. Agradará com certeza aos "nova-iorquinos" prafrentex LOL que não sendo uma força numérica, são uma força representacional de vigor, um pouco como cá, como se fossem algo como "a voz liberta do futuro". Mas aí voltamos às modas e bailinhos... que também não comtemplam as hipóteses contrárias nem o fundamento das mesmas LOL É assim porque está a dar (votos, aprovação, imagem de à la page...)

    Os dias são duros, sim.

    A minha impressão é que um dos modos de enfrentamento da treta pública é começar por dialogar com Obamas 2 mesmo ou sobretudo quando é um Obama que se tem pela frente. É uma mania tomista LOL

    Abraço, bom fim de semana

    ResponderEliminar