Um profeta a saltar-nos dentro da barriga. Por Tiago de Oliveira Cavaco.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Falta de coragem com propósitos

Depois desta entrevista com Rick Warren cheguei a uma conclusão: Rick Warren é mariquinhas.

10 comentários:

  1. Told you.

    Não há nada que um relevantista não faça por relevância. O verdadeiro propósito de Deus segundo Rick Warren é a popularidade das metodologias terapêuticas dos livros de Rick Warren.

    Há uma diferença entre proclamar o Evangelho e prostituí-lo.

    ResponderEliminar
  2. Tenho pena mas não consigo ter acesso á entrevista...mas o que diz ele assim de tão "grave" para lhe chamares isso? Será que consegues explicar em poucas palavras?

    ResponderEliminar
  3. O Rick Warren afirma que não é contra o casamento homossexual. Foi apanhado a defender o conceito bíblico de matrimónio e cedeu sob a opressão dos zelotas liberais. Quem tenta omitir a postura bíblica ou prefere manter 'neutralidade' em questões sociais/políticas (mesmo que isso contrarie o mandato do Evangelho), tem vergonha deste. Não há mais a retirar.

    Há formas mais inteligentes de não soar como um inquisidor salazarista ou um legalista de velha-guarda ao abordar a homossexualidade, e esta não é uma delas. Prefiro declarar que o sangue de Jesus é suficiente para redimir os pecados de qualquer pecador, incluindo os dos homossexuais.

    Mas pronto, é inútil. Sei que os evangélicos vão continuar a comprar os livros dele e a irem aos Summits patrocinados pelo Warren e o Hybels (que admitiu que os próprios programas falharam). Já nem sei porque me preocupo. A malta agora pensa que o Evangelho é 'fazer o bem social'. No dia em que me provarem biblicamente isso (ainda estou à espera, depois de inúmeras tentativas) vou para Roma, que o faz mais competente e seriamente.

    ResponderEliminar
  4. Caro Nuno, será que uma das nossas funções também não é ajudar socialmente falando? (Livro de Tiago)

    Quanto ao Summit, fui o ano passado e digo-te que foi extraordinário. Embora houvesse pontos que não concorde, do género, evangelização eficaz, mais simples para a conversão. Sim foi positivo em termos de liderança de Igreja.

    Quanto ao casamento homosexual, o homem sente-se pressionado pela fama. Só e apenas isso, o que é totalmente errado.

    ResponderEliminar
  5. Tens que ser mais específico quanto à epístola de Tiago, Jónatas.

    Avançando, a ajuda social é parte do ministério da Igreja. Mas a missão cristã é a pregação do Evangelho, como atestado em Mateus 28.

    A caridade não se deve sobrepor ao discipulado bíblico: 'Se vós permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sois meus discípulos'(João 8:31). Mas é o que acontece nestas igrejas: limitam-se a criar voluntários para matar a fome física do descrente, mas desdenham a fome espiritual dos cristãos no seu meio e dos que sê-lo-iam se ao menos os tentassem alcançar. Quando me converti, vim dar a uma igreja com esta 'liderança'. Por pouco que não destruiu a minha fé.
    O Summit serve para vender o modelo de Willow Creek à escala global - note-se: o mesmo modelo que Hybels reconheceu em 2007 como sendo um fracasso. Mas as notícias tardam sempre muito a chegar ao Portugal 'evangélico'.

    (Já agora, ideia de trazer o Reino à terra por esforço humano é marxista; e a noção que a sociedade é comunalmente regenerada é romanista. Só Deus obrará a restauração. Fá-lo alma a alma; um homem de cada vez.)

    Jesus chama a si os cansados e oprimidos para que encontrem nele descanso; não os cansa e oprime com demandas humanistas e seculares. Quando fala de caridade, fala de ajudar os 'seus'; ie, fala de cristãos. Quando ajudarmos, pois, a Palavra deve ser dada - e sim, verbalmente, por meio de palavras.

    Resumindo:

    1. Um irregenerado nunca compreenderá o amor de Deus e o seu propósito se não ouvir o Evangelho. Isto funciona para a consciencialização do aborto como para as ecologias.

    2. O mundo não tem boas intenções. Nenhumas. Odeia cristãos. Ponto.

    3. A bênção de Deus para a emancipação do empobrecido e enfermo vem do Espírito Santo, e não do programa do 'pastor'. Se instruirem, por exemplo, África a obrar tudo o que vier à sua mão e a obedecer a Deus e não a homens, cairão os seus ditadores e properará a sua civilização - sem a 'caridade' europeia (ie, neocolonialismo).

    4. Dar dinheiro e não providenciar meios só perpetua a mendicidade escraviza o homem pela usura. Aprendam com a Genebra da Reforma.

    5. Estudem a Reforma, já agora. Em vez de se lastimarem pela riqueza do Ocidente, vejam que o Ocidente cresceu exactamente por edificar uma sociedade tendo como base a cosmovisão cristã. Levem a cosmovisão a África e ao sudoeste asiático e depois venham contar como foi (Coreia do Sul e Nigéria já têm resultados).

    Desculpem-me, mas ando sem paciência. Deus me perdoe.

    ResponderEliminar
  6. Nuno concordo com o que tu dizes, pensando que a acção social deverá ser um ministério da Igreja.

    Quanto ao summit, gosto de algumas ideias e devo reter o bem delas. Não sou capaz de dizer que não se aproveita lá nada. E não conheço essas afirmações do Bill Hybells.

    Digo mais uma ves, que concordo com tudo o que dizes, principalmente que o povo precisa é de ouvir o Evangelho, e acção social pode abrir portas para que o verdadeiro evangelho seja pregado, sem rodeios.

    ResponderEliminar
  7. Amigos,
    agradeço a vossa participação mas deixem-me apenas oferecer uma ressalva: o meu post é sobre Warren não sobre o Summit. Mantenham, preferencialmente, a discussão nesse contexto. Obrigado e um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Falei no summit como resposta. E já agora, vez é com z e não com s. Gralha.

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que usas discernimento, Jónatas. O meu zelo em apontar os erros de Hybels e Warren serve para contrabalançar a aceitação néscia a inconsciente que muitos de nós demonstramos a tudo o que do evangelicalismo americano é a última moda. Parafraseando Spurgeon: nenhuma teologia pode ser nova e verdadeira ao mesmo tempo.

    §

    SOLI DEO GLORIA

    ResponderEliminar