Um profeta a saltar-nos dentro da barriga. Por Tiago de Oliveira Cavaco.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ainda Tim Keller

Tim Keller sobre o paganismo: "Havia um deus para qualquer coisa porque qualquer coisa podia ser um deus".

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Do Presbiteriano

No blogue da Resurgence vale a pena passar pela palestra do Tim Keller.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Mais um para a galeria dos mariquinhas

Joel Osteen afirmando que evita ser chamado de evangélico por causa da associação do termo ao conservadorismo político.
O armário não pára de encher.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Um altar pagão chamado Intimidade

Se não formos cuidadosos, o nosso desejo de e experiência de comunidade podem subtilmente desalojar o evangelho. A comunidade Bíblica é muito, muito mais do que isto.

Escreve certeiramente Jonathan Dodson no blogue da Resurgence (do Mark Driscoll). O fascínio actual pela intimidade é tal que a nossa exposição à Bíblia e necessidade de correcção se secundarizam.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Anglo

No ano em que se comemoram 400 anos dos Baptistas Rod Liddle descreve assim a Igreja Anglicana (de onde os Baptistas e outros movimentos incorformistas terão saído):

"a sort of superannuated ad-hoc branch of social services: non-judgmental, non-partisan, wholly secular, not Christian at all really, when it comes down to it".

Na Spectator.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Falta de coragem com propósitos

Depois desta entrevista com Rick Warren cheguei a uma conclusão: Rick Warren é mariquinhas.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sexta-Feira Santa

Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, chegaram-lha à boca. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Chatear o pessoal

Permitam-me um lamento: não encontro muitos dos que clamam por necessidade de relevância cultural nas palestras de SDB. Naturalmente que o povo não tem de afunilar para os mesmo eventos. Mas, para concretizar o meu argumento, limito-me a enumerar os convidados não-protestantes que já palestraram num período pouco inferior a 2 anos:
- Pedro Mexia
- José Tolentino Mendonça
- Francisco José Viegas
- Carla Quevedo
- Pacheco Pereira
- Ferreira Fernandes
- Pedro Lomba
- Jacinto Lucas Pires
- Filipe Costa Almeida
- João Lisboa
Estas pessoas, de mérito cultural reconhecido (à excepção do Filipe, jovem de vinte e poucos anos com um futuro brilhante pela frente), não falaram para auditórios superiores a 40 pessoas (um pouco mais no caso do Pacheco Pereira) e volta e meia para apenas metade. Forço por último o argumento. Os que clamam por necessidade de relevância cultural dos evangélicos não estão assim tão preocupados com o problema. No fundo não querem é perder uma oportunidade de chatear o pessoal.

Escrito durante a palestra a que a João Lisboa juntou Miguel Sousa. Que falta fazia aos músicos evangélicos terem ouvido o que se disse.

sexta-feira, 3 de abril de 2009