Um profeta a saltar-nos dentro da barriga. Por Tiago de Oliveira Cavaco.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pausa para confissão

Talvez a razão que melhor explique que este blogue se tenha tornado sobretudo numa colecção de citações seja a busca por um tom que corrija excessos passados. Uma maneira de escrever que seja comprometida e não apenas queixinhas. Isto porque reconheço que quando reajo a grande parte da cena evangélica actual (e aqui necessariamente generalizo) acabo desesperançado. Don't get me wrong mas as alegrias que os evangélicos demonstram hoje andam longe de um entusiasmo de conversão: apontam para conquistas meritórias (na cultura, na sociedade, na política, etc.) todavia despojadas daquele arrojo, algo obstinado certo, pelo anúncio do Evangelho por si só.
Há umas horas fazendo umas compras rápidas no Pingo Doce reparei que "A Cabana" do Young (que tive prazer em malhar há uns meses e continuo standing by my words) está à venda entre os cajus e as pastas de dentes. Apreciável, sem qualquer cinismo. E ali está o símbolo de que agora nos seduz, cristãos evangélicos: disponibilidade. Pelamo-nos por nos sentirmos ao lado de um qualquer outro produto, acessíveis, disponíveis, prontos. E isso não é mau, de maneira alguma. Mas isto não é o conteúdo. Os cristãos evangélicos não devem ter na acessibilidade a sua missão. Mas na pregação do Evangelho. A cruz é um caminho aberto. Mas o caminho aberto não é a cruz.
Existirão nas igrejas evangélicas outras almas que como eu se sintam entusiasmadas por tão somente falar do Salvador, independentemente se vão tocar os sinos certos na imprensa, nos topes ou na Assembleia da República? Como vencer esta sensação de saber que entre os meus pares evangélicos não vou ser compreendido no meu desejo de anunciar apenas Jesus?

2 comentários:

  1. Como costumas dizer, talvez a minha geração tenha culpas nesse cartório. Vivemos toda a nossa vida colocados de lado por assumirmos sermos cristãos evangélicos. Colocados de lado? Sim, e também maltratados e gozados e desconsiderados. É natural, embora não desejável, que nos deslumbremos com uma Bíblia na TV. Ou um livro no Continente.
    OK. Precisamos sempre de ser lembrados da cruz.

    ResponderEliminar
  2. amigo siga anunciando a verdade e como disse o irmão lutero: "Que Deus me ajude"
    tenho um blog que se chama seguidores de Cristo da uma passadinha la para conhecer...abraço!!!

    ResponderEliminar