Um profeta a saltar-nos dentro da barriga. Por Tiago de Oliveira Cavaco.

sábado, 31 de outubro de 2009

400

Hoje os Baptistas Portugueses juntam-se na III Igreja Baptista de Lisboa (Rua Filipe Folque, ao Saldanha) para celebrar 400 anos de existência no mundo.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Abóbora

Sabe bem ler o tom de John MacArthur a adereçar-se sobre o Halloween.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Individualismo Baptista

Talvez não haja denominação evangélica mais erroneamente julgada que a dos Baptistas. Alguns os reputam acanhados e centralizados em si mesmos; outros acham que elles exaltam exaggeradamente o modo de baptismo e a quantidade de agua empregada na observancia do rito. Seria, effectivamente longa e interessante a lista de juizes injustos, se quizessemos catalogar todos os que se proferem contra os Baptistas.

De "O Princípio de Individualismo Em Suas Expressões Doutrinárias Ou Um Exame Dos Alicerces Das Crenças Dos Baptistas" de A.B. Lagston, Missionário Americano no Brasil. Publicado em 1933 na Casa Publicadora Baptista, Rio de Janeiro. Uma pérola encontrada aqui na Biblioteca da Associação de Igrejas Baptistas Portuguesas m S.Domingos de Benfica.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Louvores

Também recuperámos os hinos, isto é, o cântico congregacional. Porquê? Porque foram escritos debaixo de uma unção particular e única, que ainda hoje provoca um impacte profundo no povo de Deus, e porque a sua mensagem é sólida e consistente, ao contrário da chamada música praise, demasiado reduzida a sentimentos e experiências pessoais do momento. Cantamo-los, com conta, peso e medida, acompanhados apenas por um piano, para que se ouça a voz da assistência a louvar a Deus.

Escreve isto Brissos Lino, Pastor da Igreja Jubileu em Setúbal. Pentecostal. Sinal que nem todos dormem. Que os Baptistas aprendam.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Mobília

O Nuno fez-me chegar estas palavras de Barth acerca do mobiliário certo na Igreja.

What should be placed at the center? In my opinion, a simple wooden table slightly elevated, but distinctly different from an “altar.” This would seem to me to be the ideal solution. This table, provided with a movable lectern, should serve at the appropriate time as pulpit, communion table, and baptismal font.

Em SDB, curiosamente, é assim.